top of page

Veja 10 boas opções de carros usados que custam até R$ 20 mil


10 de Fevereiro de 2021.


Olá, caro cliente, parceiro(a) e amigo (a).


Confira aqui no LimasNews dicas, promoções, sorteios, dúvidas e esclarecimentos sobre seguros, consórcios e previdência. E não se esqueça de se inscrever em nosso canal do youtube o LimasNewsTv 😉.


 

Antes mesmo da disparada no preço dos carros, iniciada em 2021, encontrar um modelo usado de até R$ 20 mil era tarefa difícil. Agora, é preciso fazer mais concessões quanto à quilometragem rodada ou ao ano de fabricação.


Porém, ainda é possível encontrar diversos modelos com esse orçamento. Autoesporte fez uma busca e listou 10 carros nessa faixa usando como base a tabela da KBB, empresa especializada em precificação de veículos. Como sempre existe margem de negociação, fixamos o teto em R$ 21 mil. Caberá a você “chorar” aquele desconto no lojista.


A lista é variada. Há modelos populares com motor 1.0 e menos tempo de uso, mas alguns veículos maiores e mais sofisticados, porém mais velhos. Nesse caso, também é preciso considerar que a manutenção e o consumo de combustível podem ser elevados.


A classificação é por faixa de preço, do mais barato ao mais caro:


Volkswagen Gol G3 Plus 1.0 16V 4p 2004 – R$ 15.254


O Gol foi carro mais vendido do Brasil por 27 anos – inclusive em 2004, ano de produção do primeiro modelo dessa lista. Por pouco mais de R$ 15 mil, é possível comprar um exemplar G3, considerada por muitos a mais bela geração do Gol até hoje.


A versão Plus traz equipamentos como direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricos. O motor é o 1.0 16V de até 76 cv. Em 2004, ele já trazia a tecnologia flex, podendo ser abastecido com etanol ou gasolina.


Renault Clio Expression 1.0 16V 4p 2007 – R$ 16.120


Segundo carro mais barato dessa lista, o Clio Expression 2007 tem bom desempenho para um 1.0. Seu motor Hi-Flex entrega 77 cv e 10,2 kgfm. Isso em um hatch de menos de 900 kg.


Apesar de ser a versão intermediária, é preciso observar se o exemplar desejado possui alguns equipamentos que eram opcionais na época. É o caso de direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricos. Entre os itens de série, airbags frontais (muito antes de eles serem obrigatórios), conta-giros e desembaçador traseiro.


Ford Fiesta 1.0 8V 2007 – R$ 17.458


O Fiesta surge como opção mais moderna ao Gol, só que custa mais do que o Clio. Dono de um visual que ainda agrada aos olhos, o hatch da Ford agrada pela boa construção e prazer ao dirigir. Porém, é preciso considerar que esse é um carro 1.0 – e menos potente que os dois citados até aqui. Seu motor de 8 válvulas já é flex, e rende 73 cv, quando abastecido com etanol.


Direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e travas elétricos podem não estar disponíveis nas unidades à venda. Também é preciso lembrar que o desenho do Fiesta seria atualizado um ano depois, em 2008.


Citroën C3 GLX 1.4 8V 2007 – R$ 18.523


Primeiro modelo com motor maior que 1.0, o Citroën C3 já alcança os R$ 18 mil, segundo o preço médio da KBB. Esse é o valor da versão de entrada, GLX, de exemplares produzidos em 2007. Seu motor 1.4 de 82 cv faz ele ser um pouco (só um pouco) mais ágil do que os carros citados até agora.


A maior vantagem, porém, está na oferta de itens de série. O C3 trazia, desde as versões mais básicas, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos.


Fiat Marea SX 1.6 16V 2007 – R$ 19.233


Sim, esse é um modelo polêmico e temos completa ciência disso. Apesar da má fama (muitas vezes provocada pela própria negligência dos donos), o Marea tem seus encantos. Sedã médio, oferece nível de conforto único nessa lista. Tem ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos e bancos de veludo.


Se você ficou receoso, um motivo para se tranquilizar. O motor 1.6 Corsa Lunga que equipa a versão SX tem mecânica simplificada em relação aos motores de cinco cilindros de anos anteriores. Esse propulsor também foi usado no Palio (com curso dos pistões reduzido). São 106 cv e 15,4 kgfm.


Chevrolet Meriva 1.8 8V 2003 – R$ 19.720


Até 2003, a Meriva só tinha motores a gasolina. Por isso, a primeira dica é, se couber no orçamento, invista um pouco a mais e compre um modelo 2004, equipada com o motor 1.8 8V de 109 cv e 18,2 kgfm. Apesar de ser um carro mais antigo e já se aproximar do limite de preços da lista, a minivan é a opção mais espaçosa para quem tem família grande.


Criada no Brasil, em conjunto com a alemã Opel, a Meriva tinha bom nível de acabamento, mas nem tanto de equipamentos. Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos eram vendidos como opcionais. Por isso, é possível encontrar unidades sem tais itens. Bom ficar de olho.


Chevrolet Celta Spirit 1.0 4p 2008 – R$ 19.733


O Celta é um dos carros usados mais vendidos do Brasil. Oferecido entre 2003 e 2015, ele tem exemplares anunciados por menos de R$ 10 mil e pode chegar perto de R$ 40 mil. Como essa lista é de modelos até R$ 20 mil, separamos um Spirit 2008 de quatro portas.


Na época, essa era a configuração intermediária do hatch compacto. Só que itens como ar-condicionado e direção hidráulica eram opcionais. De série, para-choques e maçanetas na cor do veículo, limpador de desembaçador do vidro traseiro e ventilação com 3 velocidades. Como pesa menos de 900 kg, o motor 1.0 flex de 70 cv não se esforça tanto.


Fiat Palio EX 1.0 2p 2007 – R$ 20.080


Passando pouco dos R$ 20 mil na tabela KBB, o Palio EX 2007 é o único carro de duas portas da lista. É também o menos potente. Seu motor 1.0 Fire de 8V rende parcos 66 cv e 9,2 kgfm de torque.


Apesar de também ser um dos mais caros da lista, não espere muito conforto. A lista de equipamentos do Palio é bastante modesta. De série, vidros verdes, banco traseiro rebatível e calotas. Ao menos o hatch da Fiat tem manutenção barata e bom nível de confiabilidade.


Volkswagen Fox Plus 1.0 8V 4p 2006 – R$ 20.218


O Fox pode ser considerado um marco da Volkswagen. Foi o primeiro modelo criado no Brasil a ser vendido na Europa. Só que a versão nacional era mais simples. A configuração Plus aqui selecionada tem motor 1.0 8V da família EA111. São 73 cv e 9,8 kgfm – números ainda encontrados em propulsores de um litro.


Honda Civic LX 1.7 16V manual 2003 – R$ 20.836


Já no limite da faixa de corte de R$ 21 mil, o Honda Civic divide o posto de carro mais refinado da lista com o Fiat Marea e de mais antigo com a Chevrolet Meriva. A versão escolhida é a LX com motor 1.7 com comando simples no cabeçote. Assim, a potência é de 115 cv, contra 130 cv daqueles com duplo comando, e o câmbio, manual de cinco marchas.


Mesmo sendo a versão de entrada, a LX traz, de fábrica, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, rádio com CD player e airbags frontais. Como um modelo médio e com quase 20 anos de uso, vale um olhar mais atento ao estado do veículo antes de fechar negócio.


E a parcela?


Se você pensa em financiar seu novo carro de R$ 20 mil, é preciso ficar de olho nas taxas. Fizemos uma simulação de financiamento de um modelo 2008 com a entrada mínima de 20% (R$ 4 mil). O custo efetivo total (CET) da operação foi de 1,98%. As parcelas ficaram:

  • 24x R$ 979,10

  • 36x R$ 731,60

  • 48x R$ 614,24

É preciso lembrar que esses valores podem variar de acordo com o ano do veículo, o banco usado no financiamento e até o histórico do comprador.


Fonte: autoesporte

Commentaires


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page