Seguradoras podem se recusar a pagar sinistro de carro particular com propaganda política.
12 de Novembro de 2020.
Olá, caro cliente, parceiro(a) e amigo (a).
Confira aqui no LimasNews dicas, promoções, sorteios, dúvidas e esclarecimentos sobre seguros, consórcios e previdência. E não se esqueça de se inscrever em nosso canal do youtube o LimasNewsTv 😉.
Uma imagem compartilhada em grupos do aplicativo WhatsApp alerta para o uso de propaganda política nos veículos neste período de eleições. A mensagem diz que “seguradoras não cobrem carros plotados com qualquer tipo de propaganda, até mesmo política”. Será verdade?
Pois saiba que o alerta é parcialmente verdadeiro, explica Rodrigo Lima, Sócio corretor de seguros da LIMAS Corretora de Seguros.
“Esse tipo de caracterização pode levantar dois problemas: Primeiro, pode fazer com que o veículo se enquadre no perfil de uso comercial. Sendo assim, caso o proprietário não avise ao seu corretor de seguros, a SEGURADORA poderá recusar a dar a cobertura em um eventual sinistro”, explica Rodrigo Lima.
Rodrigo Lima explica que existe o risco de seguradoras considerarem a caracterização como mudança no uso do veículo, o que quebraria o contrato; quanto maior a propaganda, mais atenção.
A análise de risco/perfil muda
As propagandas maiores mudam a análise de risco do veículo e sua característica no DETRAN.
“O segurado coloca adesivo de um determinado candidato. Aí vai um opositor e faz uma avaria no carro. Talvez um adesivo no vidro não dê em nada, mas se colocar algo maior, pode ter esse tipo de problema e casos de vandalismo não tem cobertura no seguro, conforme as condições gerais”, ressalta Rodrigo Lima.
A recomendação, portanto, é avisar ao seu corretor de seguros para que o mesmo faça as devidas mudanças contratuais na seguradora sobre qualquer mudança feita no veículo, mesmo não havendo alterações estruturais.
No caso das propagandas políticas, “vale consultar a empresa contratada para entender se é necessário fazer algum registro ou mudança contratual”, explica Rodrigo.
Segundo Rodrigo, os contratos de seguros podem ser alterados de acordo com as circunstâncias. E o segurado deve tomar todo o cuidado possível.
Saiba aqui qual o posicionamento sobre a adesivação e uso em cada uma das seguradoras que a LIMAS Corretora de Seguros trabalha:
Suhai Seguros
Veículos segurados que sejam do próprio candidato: É necessário informar a utilização ida-volta local de trabalho na apólice. Solicite a alteração caso sua utilização atual seja exclusivamente lazer.
Seguros novos: para veículos que sejam do próprio candidato. Informar ATIVIDADE PROFISSIONAL como utilização
Se o carro não for do candidato: não terá mudança a apólice em caso de adesivação política.
Sompo Seguros
Veículos Plotados/Adesivados: Aceitação normal desde que esteja regularizado no CRLV como fantasia, porém deve ser alterado o uso para Exposição/Publicidade ou quando utilizado para transporte de material, assessoria mudar para Execução de atividades profissionais.
Parcialmente adesivado: Aceitação normal desde que seja possível identificar a cor original do veículo
Com propaganda sonora: Sem cobertura e aceitação.
Utilizados exclusivamente por candidatos: Sem cobertura e aceitação.
HDI Seguros
Utilizados exclusivamente por candidatos: Alterar a utilização para exercício do trabalho, uso comercial.
Veículos Plotados/Adesivados: Com rotina normal de ida e retorno do trabalho apenas adesivado com preferência partidária pode-se manter como Locomoção diária.
Parcialmente Adesivados: Veículos que não cobre toda a lataria, porém é necessário alterar para uso comercial.
Plotados: Veículos que cobre toda a lataria, porém é necessário alterar para uso comercial e somente para Pessoa Juridica.
Tokio Marine Seguros
Totalmente adesivado sem possibilidade de identificar a cor original: será necessário que o CRLV esteja regularizado como cor “Fantasia“, caso contrário não haverá aceitação;
Parcialmente adesivado em portas, vidros, laterais, etc., sendo possível identificar a cor original: a aceitação será normal;
Com caixa de som e equipamentos para divulgações relacionadas à Campanha: não há aceitação.
Uso cotidiano, exclusivamente particular: a aceitação será normal;
Se, além do uso cotidiano, o veículo for utilizado para qualquer atividade relacionada à Campanha como transporte de material, assessoria, entre outros: a aceitação será normal, desde que indicado o uso do veículo como misto - “Particular e relacionado à atividade da empresa”;
Uso exclusivo para atividades relacionadas à Campanha: a aceitação será normal desde que indicado o uso do veículo como “Exclusivamente relacionado à atividade da empresa”.
Porto Seguro Seguros e Azul Seguros
Veículos Plotados/Adesivados: Aceitação normal desde que esteja regularizado no CRLV como fantasia, porém quando utilizado para transporte de material e/ou assessoria mudar para Uso comercial. Com rotina normal de ida e retorno do trabalho apenas adesivado com preferência partidária pode-se manter como Particular.
Com caixa de som e equipamentos para divulgações relacionadas à Campanha: não há aceitação.
Sul América Seguros
O segurado utilizará o veículo para fins particulares (de casa para o trabalho), porém adesivou a propaganda eleitoral de um candidato em ate 50% do carro: neste caso o uso continua sendo “Particular”.
O segurado utilizará o veículo para fins particulares (de casa para o trabalho), porém adesivou a propaganda eleitoral de um candidato em mais de 50% do carro: Para veículos adesivados com mais de 50% do casco do veículo (seja propaganda política ou comercial), os mesmos devem ser enquadrados como o uso "Fins Publicitários".
O segurado utilizará o veículo para fins particulares (de casa para o trabalho), porém há um adesivo de campanha política que cobre o vidro traseiro: Para veículos adesivados em apenas uma parte (ex: porta dianteira OU porta traseira OU vidro traseiro), não há motivos para a alteração do uso final, neste caso,
“Particular”.
Veículos utilizados somente para campanha eleitoral (carro de som, de distribuição de panfletos etc.), adesivado ou não: O uso deverá ser alterado para "Fins Publicitários".
Veículos com mais de 50% do casco adesivado com propaganda política e que são utilizados para transportar candidatos, cabos eleitorais, assessores, etc: O uso deverá ser alterado para Fins Publicitários.
Veículos em até 50% do casco adesivado com propaganda política e que são utilizados para transportar candidatos, cabos eleitorais, assessores, etc: O uso deverá ser alterado para "Representação Comercial/Vendas".
Veículos utilizados somente para campanha eleitoral, exclusivamente para transporte de pessoas, mas não adesivado: O uso deverá ser alterado para "Lotação".
Bradesco Seguros
Com rotina normal de ida e retorno do trabalho: apenas adesivado com preferência partidária pode-se manter como Particular.
Veículos Plotados/Adesivados com equipamento de SOM: Deve ser alterado o uso para FINS PUBLICITÁRIOS.
Nos reservamos o direito de alterar quaisquer informações acima conforme normas e diretrizes das seguradoras.
Mapfre Seguros
Veículos utilizados em campanhas, como carros de som: Não tem aceitação.
Veículos a serviço da campanha: Adesivados ou não devem ser enquadrados como uso COMERCIAL.
Veículos particulares utilizados como locomoção diária e com adesivos de candidatos ou partidos: podem ser enquadrados como uso PARTICULAR.
Fonte: Condições Gerais das Seguradoras
Comentarios