Janeiro Branco: 7 formas de contribuir com a saúde mental da equipe
07 de Janeiro de 2023.
Olá, caro cliente, parceiro(a) e amigo (a).
Confira aqui no LimasNews dicas, promoções, sorteios, dúvidas e esclarecimentos sobre seguros, consórcios e previdência. E não se esqueça de se inscrever em nosso canal do youtube o LimasNewsTv 😉.
Você sabia que o estado psicológico influencia na produtividade e no rendimento dos colaboradores? Isso ocorre porque os profissionais acabam tendo mais dificuldade para se dedicar diante de problemas de saúde, sobretudo os que envolvem a saúde mental.
Devido a esse tipo de situação, o primeiro mês do ano é dedicado especialmente a discutir a importância do cuidado com a saúde mental, como maneira de obter uma melhor qualidade de vida.
Quer entender como o Janeiro Branco surgiu e como as empresas podem contribuir para o bem-estar dos funcionários? Acompanhe a seguir e confira as nossas 7 dicas práticas sobre o assunto!
Entenda o que é Janeiro Branco
A campanha Janeiro Branco tem o principal propósito de discutir as necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas. A iniciativa foi criada em 2014, reforçando a importância da reflexão e conscientização acerca do assunto.
O objetivo do Janeiro Branco, portanto, é estimular a prevenção do adoecimento psicológico não apenas no primeiro mês, mas durante todo o ano. Esse tema é fundamental, já que o Brasil é o país onde há mais pessoas ansiosas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os transtornos mais comuns são a depressão e a ansiedade, mas também existem outras doenças mentais que abalam significativamente o lado emocional. Após a pandemia, inclusive, muitas pessoas notaram que doenças físicas também repercutem em questões mentais mais sérias, como as condições psicossomáticas.
Um dos grandes intuitos da criação do Janeiro Branco é, justamente, estimular o autoconhecimento e o desenvolvimento de estratégias para lidar adequadamente com as diversas situações cotidianas mais desafiadoras. Os líderes empresariais devem adquirir conhecimento sobre o assunto para conseguir, dentro de suas atribuições, auxiliar na saúde mental da equipe.
Saiba como as empresas podem contribuir com a saúde mental da equipe
Garantir a saúde mental dos colaboradores da companhia é uma tarefa essencial da gestão de Recursos Humanos. Nesse caso, é preciso tomar uma série de medidas para estimular o bem-estar e a melhora da qualidade de vida dos profissionais que integram a equipe de trabalho.
Sem isso, pode ocorrer redução na produtividade dos colaboradores e um aumento na frequência de faltas. A empresa também pode sofrer impactos negativos devido ao alto índice de turnover, já que será necessário investir recursos e esforços para substituir a ausência dos funcionários afetados.
Veja, a seguir, 7 dicas para atender às ações do Janeiro Branco voltadas para a conscientização da saúde mental!
1. Traga palestras sobre o tema
O primeiro passo é organizar palestras e eventos que discutam o tema. Assim, os colaboradores têm a chance de entender a gravidade do problema e, também, de acessar iniciativas que podem ser tomadas para reverter um quadro grave de saúde, como a depressão.
Além de proporcionar conhecimento especializado, a gestão ainda contribui para o aperfeiçoamento dos profissionais, que terão a oportunidade de discutir o assunto com colegas, gestores e líderes.
2. Incentive a prática de atividade física
A prática frequente de diferentes atividades físicas é recomendada não apenas por questões estéticas, mas principalmente pela saúde como um todo. Exercitar-se melhora a circulação sanguínea e o sistema cardiovascular, além de trazer mais nutrientes e oxigênio para as células.
Para incentivar o hábito na empresa, a gestão de RH pode reservar um período entre os turnos para as práticas e engajar a participação do máximo de colaboradores.
3. Esteja disposto a ajudar
Outra dica é se colocar à disposição para auxiliar os funcionários em assuntos relacionados ao Janeiro Branco. Muitas vezes, as pessoas se sentem isoladas e incompreendidas, acreditando que não têm forças para superar as adversidades sozinhas.
No entanto, sem nenhum tipo de apoio, fica ainda mais desafiador passar pelas questões mentais de maneira equilibrada. A gestão pode contratar um psicólogo, por exemplo, para ajudar nesse momento.
4. Estimule as boas relações
O ambiente de trabalho deve ser um local acolhedor e que proporcione relacionamentos saudáveis. Infelizmente, ainda existem muitos profissionais que, apenas por estarem em uma ocupação hierárquica superior, se sentem no direito de humilhar e insultar os colegas.
Por outro lado, a gestão deve trabalhar para estimular as boas relações no local, sempre motivando os funcionários a terem tratamentos respeitosos uns com os outros.
5. Ajude os colaboradores a desenvolverem o autoconhecimento
O autoconhecimento é uma das melhores estratégias para impedir que a saúde mental fique abalada. Mesmo que existam muitas situações complexas e que agravam as questões mentais, é necessário dedicar-se para aumentar a autoconfiança e saber lidar com os próprios sentimentos.
Nesse sentido, a gestão pode promover cursos sobre o tema e fortalecer os hábitos positivos na empresa.
6. Reduza fatores de risco no trabalho
Más condições de trabalho, carga horária excessiva e relacionamentos abusivos são alguns exemplos de práticas que podem colocar os colaboradores em risco no ambiente corporativo. Todas essas ações devem ser prevenidas e reduzidas sempre que possível.
Até porque, são justamente esses fatores que mantêm os profissionais desestimulados, tristes e sem perspectivas de crescimento no local em que atuam.
7. Ofereça planos de saúde aos funcionários
Outra medida fundamental para cuidar da saúde mental da equipe é oferecer planos de saúde aos funcionários. Esse benefício, além de garantir maior cuidado, também pode melhorar significativamente a rotina, permitindo que o time se mantenha mais focado nos objetivos do empreendimento.
Essa ainda é uma maneira eficiente de gerar um diferencial competitivo, já que quando os profissionais estão assegurados por um convênio médico, eles têm mais chances de permanecer na organização, desempenhando suas funções com excelência.
A gestão corporativa que não prioriza nenhum tipo de estratégia para cuidar da saúde mental dos funcionários, acaba tendo, como consequência, resultados inferiores, sobretudo em relação à qualidade da prestação de serviço. O Janeiro Branco, como vimos, surgiu justamente para discutir esses temas tão delicados, que colocam em risco o equilíbrio emocional e psicológico das pessoas. A condição faz com que tenham prejuízos incalculáveis, tanto na vida pessoal quanto profissional.
Fonte: goldencross
Comments