Dicas essenciais para boa convivência em condomínios
19 de Agosto de 2020.
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Normas de conduta ajudam a evitar possíveis conflitos e problemas com vizinhos e funcionários
Pequenas atitudes no dia a dia influenciam a boa convivência e qualidade de vida de todos. Isso não foge à regra quando o assunto é relacionamento com os vizinhos. A harmonia e respeito entre condôminos e funcionários fazem a diferença na rotina do empreendimento, além de propiciar um ambiente mais saudável e leve.
Segurança
- Evite facilitar a entrada de pessoas desconhecidas no condomínio sem a devida autorização. De maneira nenhuma abra o portão de entrada para pedestres ou veículos desconhecidos. - Todos são responsáveis pela segurança do empreendimento, do condômino ao funcionário.
Barulhos
- Não faça barulho após o horário de silêncio estabelecido e respeite as normas do condomínio. - Mesmo no horário permitido, utilize o bom senso. Fique atento para não incomodar os vizinhos à sua volta com ruídos excessivos ou volume de som acima do normal.
Elevadores
- Seja cordial e cumprimente as pessoas ao entrar e sair do elevador. - Espere que as pessoas saiam do elevador para que você possa entrar. - Segurar a porta é um pequeno gesto de gentileza, que deve ser praticado sempre. - Não monopolize e segure o elevador parado em um andar, especialmente em horários de pico. - Animais, mudanças, caixas e compras de supermercado devem ser transportados sempre no elevador de serviço.
Lixo
- Não jogue papéis, bitucas de cigarros ou quaisquer outros tipos de lixo pela janela da unidade. - Seu lixo deve sempre estar devidamente ensacado, sem exalar odor forte.
Garagem e estacionamento
- Estacione seu veículo da maneira correta na vaga. Respeite os limites das faixas com espaço para os demais carros e evite conflitos. - Respeite a velocidade de 10 km/h na garagem. - A preferência na circulação da garagem é sempre de quem está chegando. - Não utilize sua vaga como depósito. Caso precise de um local para armazenar pertences, fale com seu zelador, gerente ou síndico do empreendimento. - Em caso de raspadas e batidas de carros em outros veículos deixe um bilhete se identificando com pedido de desculpas para que o responsável escolha a melhor maneira de reparar os danos ou entre em contato com o proprietário do bem. - Sempre devolva o carrinho de compras ao local correto.
Funcionários
- Trate todo e qualquer funcionário de forma cordial e educada, eles são pessoas valiosas para o dia a dia do condomínio. - Em caso de reclamação, dirija sua queixa ao síndico ou gerente de empreendimento. - Lembre-se que o funcionário é contratado para o condomínio, então evite pedir que ele execute serviços particulares.
Vizinhos
- Antes de reclamar de um vizinho, avalie se você não comete os mesmos equívocos. - Procure dialogar sempre de forma pacífica, com ponderação e bom senso. - Problemas e mal entendidos de condôminos devem ser resolvidos, preferencialmente, pessoalmente com uma conversa para compreender os dois lados da questão. - Um assunto somente deve ser levado ao síndico ou gerente do prédio somente em última instância.
Crianças
- Ensine as regras do condomínio para os filhos e as crianças de sua unidade. É importante que aprendam a conviver em sociedade desde cedo, respeitando as normas e todas as pessoas igualmente. - Menores de oito anos não devem circular desacompanhados, principalmente em áreas como a piscina. -Procure limitar o horário de brincadeiras dentro do apartamento até às 22h para evitar conflitos com vizinhos por barulho. - Opte por carpetes emborrachados e tapetes nas áreas onde as crianças ficam (geralmente nos quartos) para evitar propagação de ruídos.
Regras e Assembleias
- Conheça a pauta antecipadamente e participe sempre que possível. - Em caso de dúvidas, consulte sempre o síndico ou gerente do edifício. - Lembre-se de que as regras de condomínio acordadas devem ser seguidas por todos, mesmo quem não estava presente.
Obras e reformas
- Consulte sempre o síndico ou gerente de empreendimento antes de realizar uma reforma para verificar se o reparo não entrará em conflito com as estruturas do empreendimento. - Informe o que será realizado, bem como a duração, horários de ruídos e movimentação de prestadores de serviços. - Comunique aos seus vizinhos e peça desculpas antes do início das obras.
Animais
- Animais devem ser transportados somente no elevador de serviço. - Procure ficar atento ao barulho do animal para não perturbar os vizinhos, especialmente em horários de descanso. - Caso o animal suja as dependências comuns do condomínio, o dono ou responsável deve limpar prontamente.
fonte:condominiosc
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