Carro usado: como avaliar a mecânica antes de comprar?
29 de Novembro de 2020.
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Comprar carro usado é uma arte: ou você confia em um amigo, que provavelmente não vai te enganar, ou no seu mecânico. Mas antes de levar o carro em uma oficina – essa é a primeira dica – existem instruções valiosas que podem te ajudar a encontrar defeitos camuflados.
Desconfie de preços baixos
Os sites de carros usados têm uma ferramenta para te ajudar a achar o carro ideal. Nunca use a que diz: “ordenar pelo menor preço”. De acordo com Venosa, o melhor é procurar pela origem do carro. “Procure pela procedência. Tem revisões feitas na concessionária? Único dono? O preço está ligado aos problemas do carro, pode apostar”, afirma.
Como está a pintura?
Ao vivo, o primeiro item que você precisa checar é a lataria. Olhe com cuidado! A cor está homogênea? Tem alguma diferença de tonalidade? Uma repintura mal feita fica com diferença de cor e brilho. É assim que você vai perceber se o carro já sofreu alguma batida.
Analisar lanternas e faróis
Acenda todas as luzes e veja se estão funcionando corretamente. Cheque se as peças estão trincadas, já que esses itens são caros, principalmente em carros importados. “Um farol pode custar R$ 12 mil, por exemplo. A peça não pode estar quebrada ou o carro tem que custar menos”, afirma.
Atenção para os bancos e painel
O desgaste das peças do carro é compatível com a quilometragem? Tudo isso vai te dar uma ideia de quanto (e como) o carro foi usado. Veja o desgaste dos bancos, botões e pedais. “Um carro de 30 mil quilômetros não pode ter bancos estragados. Se os assentos são de couro, ficam rachados. Se forem de tecido, esgarçados. Olhe o estado da manopla e do volante também”, afirma Venosa.
De olho no painel de instrumentos
Com o carro parado, é possível avaliar alguns itens. É importante ver se a luz do óleo está acesa no painel. "Ligue o carro e verifique o painel. Caso não tenha apagado, é um indicativo que o nível está baixo e pode causar a quebra do motor", afirma Reinaldo Hagge, Diretor Comercial da Dekra Brasil. Também é necessário ver se a luz da injeção eletrônica apagou. Se ficar acesa, significa que não está funcionando corretamente, o que também pode causar danos.
Teste, teste, teste e teste
Antes de levar o carro para uma oficina, é importante testar todas as suas funções. Do ar-condicionado ao rádio, tudo precisa estar funcionando.
E os pneus?
Analisar o estado dos pneus é outra dica que deve estar na sua lista. “Um kit dura de 40 a 60 mil quilômetros, em média, e a condição deve estar compatível com a quilometragem e o preço do carro”, afirma Venosa. A marca dos pneus também é relevante: não adianta só ser novo ou estar em boas condições. Outra dica é analisar se os pneus não foram reformados: pode servir para você pedir um desconto.
Faça o test-drive
Dar uma voltinha no carro usado é ainda mais importante. Na direção, fique atento aos ruídos do motor, transmissão, freios e suspensão, é o melhor jeito de descobrir se existe algum problema que só o mecânico poderia descobrir.
Óleo
Verifique o nível do óleo, sempre com o motor frio. Basta abrir o capô, retirar a vareta e ver se o líquido está na marcação indicada. Carros modernos não costumam apresentar alteração no nível do lubrificante. Se houver baixa frequente, há algo errado.
se o carro for blindado?
Visualmente, é importante analisar os vidros. Um carro blindado não pode ficar no sol e se o vidro tem bolhas é um indicativo que essa recomendação não foi seguida pelo atual proprietário.
Tome cuidado com os reparos oferecidos pelos lojistas
Depois de descobrir algumas imperfeições do carro, pode ser que o dono te ofereça para consertar os defeitos ao invés de te dar um desconto. Se a peça escolhida para a substituição não for de qualidade, isso pode gerar problemas futuros.
Leve para um mecânico de confiança
Depois que o carro passou pelo seu teste, é recomendado levar o modelo em um mecânico. Na oficina, será possível ver se amortecedores, pastilhas e discos estão gastos, por exemplo. Muitos mecânicos colocam o carro em uma espécie de escâner, que faz uma varredura para descobrir problemas importantes do carro usado.
Fonte: Autoesporte
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