top of page

5 dicas para você curtir passeio de barco em Arraial do Cabo


16 de Dezembro de 2020.


Olá, caro cliente, parceiro(a) e amigo (a).


Confira aqui no LimasNews dicas, promoções, sorteios, dúvidas e esclarecimentos sobre seguros, consórcios e previdência. E não se esqueça de se inscrever em nosso canal do youtube o LimasNewsTv 😉.

 

Um pequeno paraíso na Região dos Lagos, Arraial do Cabo é considerada como o Caribe brasileiro devido às belíssimas praias bem conservadas e clima agradável o ano inteiro. Com mares de diferentes tonalidades, o destino é considerado como o terceiro melhor do país para a prática do mergulho: suas águas frias e transparentes oferecem visibilidade de até 20 metros de profundidade – a maior da costa sudeste do país – e contam com o fenômeno da ressurgência, uma corrente de água rica em alimentos que sobe do mar profundo para a superfície, atraindo animais marinhos e proporcionando uma experiência única para os viajantes.

A beleza da paisagem de Arraial do Cabo vem atraindo cada vez mais turistas, ansiosos para conhecer a famosa Praia da Ilha do Farol, classificada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) como uma das praias mais perfeitas de todo o Brasil, cuja única maneira de ser acessada é através de barco.


Praia dos Anjos


A praia histórica, fundada por Américo Vespúcio em 1503, e onde está erguida a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, local em que se realizou a primeira missa fechada do Brasil, é o ponto de chegada e partida das embarcações. O local não é muito recomendável para banho, mas oferece um visual bucólico, com a presença dos barcos de pesca que ancoram por ali, e das tartarugas marinhas que chegam atraídas pelos peixes.

Para quem pretende passar a noite no barco e ver o sol nascer, a Praia dos Anjos é considerada como o melhor ponto da cidade para admirar o espetáculo. Ainda que seja uma praia de fácil acesso, a passagem por ela é obrigatória para quem pretende seguir para destinos mais exclusivos da cidade.

Praia do Farol


Pequena, a praia é considerada como uma das mais bonitas do Brasil, com a mata nativa se estendendo até a faixa de areia clara, cercada por dunas branquinhas e pelo impressionante mar de um azul cristalino. A paisagem exuberante do local é a atração mais cobiçada pelos turistas: isso porque a região é também a Reserva Extrativista de Arraial do Cabo e tem seu acesso controlado pela Marinha. Apenas barcos autorizados podem entrar no local e há um limite de 250 visitantes a cada 45 minutos. O passeio vale a pena: além do cenário paradisíaco, ainda é possível avistar tartarugas, golfinhos, arraias e até baleias, com um pouco de sorte.

Outro atrativo da Praia do Farol é a sua importância histórica: a árvore que marca o centro da praia é mencionada na carta náutica de Américo Vespúcio, e hoje a Figueira de 700 anos está protegida por uma cerca, não sendo possível aos visitantes se aproximarem de suas raízes.

Com um tempo tão limitado para curtir essa maravilha da natureza, a dica é procurar chegar bem cedo e não correr o risco de não conseguir parar na praia.

Praia do Forno


Com aproximadamente 600 metros de extensão, a Praia do Forno fica próxima ao centro de Arraial do Cabo, mas o acesso só é possível através de uma trilha escondida no final da Praia dos Anjos ou por meio de embarcação, já que o local fica isolado. Quem se dirige para lá de barco, tem a oportunidade de curtir o belo visual da praia pelos paredões rochosos que protegem a região.

Embora esteja mais afastada, a praia é movimentada e possui sólida infraestrutura, contando com bares, quiosques, serviço de aluguel de caiaques e um famoso restaurante flutuante. Mas quem curte maior sossego pode se dirigir à ponta esquerda da faixa de areia e irá encontrar um local quase deserto para descansar com tranquilidade. Um dos principais cartões-postais da cidade, a Praia do Forno agrada aos amantes de esportes aquáticos, que vão encontrar em seu tranquilo mar colorido o cenário ideal para praticar mergulho e snorkel, podendo avistar tartarugas e variadas espécies peixes – a vida marinha é tão abundante no local que há até uma fazenda de ostras.

Com uma temperatura mais elevada, as águas da Praia do Forno estão entre as mais agradáveis para banho em Arraial do Cabo, onde o mar costuma ser frio. É certeza de um passeio encantador.

Praia Brava


Um dos destinos mais exclusivos de Arraial do Cabo, é ideal para quem deseja fugir para uma praia quase deserta. De difícil acesso, a Praia Brava possui pouca sombra e não conta com nenhum tipo de infraestrutura. Por isso, é recomendado ao visitante que chegue preparado, levando guarda-sol, protetor solar e alimentos.

Com um trecho de areia de cerca de 200 metros e bela paisagem, que inclui uma pequena caverna, a praia de água gelada está entre as preferidas dos surfistas, que podem aproveitar a agitação do mar quando a maré está alta. Para quem prefere águas mais tranquilas, o ideal é checar a tábua das marés antes de visitar a região e aproveitá-la ao máximo quando a maré estiver baixa, já que, dependendo da hora do dia, a maré alta faz a faixa de areia desaparecer.

Gruta Azul


No percurso em direção à Praia do Farol é possível avistar a Gruta Azul, paredão de pedra localizado entre Arraial do Cabo e a Ilha de Cabo Frio que, em determinados momentos do ano, assume a cor azul, devido a um efeito da luz do sol refletida na água.

Praticantes experientes podem mergulhar nas geladas águas de mais de 20 de metros de profundidade e ver os destroços da fragata inglesa H.M.S. Tethis, coletora de impostos que afundou na gruta no século XIX. Para os que preferem permanecer na embarcação, o cenário não é menos incrível e ainda há grandes chances de avistar golfinhos nadando pela região.


Fonte: naveguenow

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page