Veículos movidos a GNV ficam desobrigados da vistoria anual feita pelo Detran no Rio
Olá, caro cliente.
Este é o seu informativo de 18 de Setembro de 2018.
Confira o que há de mais interessante e importante sobre seguros e assuntos diversos.
Veículos que usam o sistema de Gás Natural Veicular (GNV) como alternativa de combustível estão desobrigados a comparecer ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ) para a vistoria anual. Isso porque o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, sancionou o Projeto de Lei 3.010/2017, de autoria do deputado estadual Dica, que isenta os motoristas de passarem pelo procedimento. A estimativa é de que 1,3 milhão de veículos deixem de ser vistoriados pelo órgão. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio desta segunda-feira, dia 3.
De acordo com a Lei 8.091/ 2018, todos os veículos rodoviários automotores que tiverem um kit-GNV instalado estarão dispensados da vistoria anual. Mas o texto estabelece que os beneficiados só estarão isentos após o cumprimento dos regulamentos técnicos e a vistoria realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, para que exista a identificação do carro com GNV, todos os veículos movidos a gás ganharão um selo. Este será emitido após a verificação do equipamento feita pelo Inmetro.
Pezão, porém, vetou parcialmente um dos artigos do projeto de lei, que isentaria os motoristas de pagar a taxa de vistoria, tendo que pagar somente pela emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e pelo seguro obrigatório (DPVAT).
Na argumentação, o governador alegou que legislar sobre a vistoria do Detran é uma atribuição federal. As regras sobre o assunto são estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CBT). Por isso, Pezão não poderia sancionar a lei integralmente (tal como o texto foi aprovado pelos deputados). Agora, o único veto à proposta será apreciado pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), mas ainda não há uma data definida.
De acordo com o deputado Dica, autor da lei, para isentar os carros movidos a GNV do licenciamento anual, levou-se em consideração que os motoristas fluminenses hoje fazem dupla vistoria no estado. Para ele, essa exigência é abusiva e sobrecarrega o Detran desnecessariamente. Segundo o parlamentar, cerca de 1,3 milhão de motoristas que fazem uso do GNV deixarão de fazer os dois procedimentos.
— Não faz sentido o motorista que tem GNV fazer uma vistoria no Detran após ter feito o procedimento no Inmetro, que é um instituto de grande confiabilidade. A partir de agora, bastará o motorista apresentar o documento da vistoria feita pelo Inmetro para que fique isento da vistoria do Detran — explicou.
Procurado, o Detran-RJ informou apenas que “vai adaptar o seu sistema para seguir a Lei 8.091 aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e sancionada pelo governador”.
Aviso Legal: Esta mensagem eletrônica pode conter informações privilegiadas e/ou confidenciais da LIMAS Corretora de Seguros Ltda CNPJ:14.219.768/0001-65. Corretor Responsável: JORGE RODRIGO LIMA MIRANDA SUSEP: 10.676101. Se você não é o destinatário correto, qualquer cópia, distribuição, uso ou qualquer outra ação baseada no conteúdo desta informação são estritamente proibidas. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, informe ao remetente deste fato e apague-a de seu computador.
É necessário imprimir este texto? Lembre-se da nossa responsabilidade ambiental.