top of page

Veículos com IPVA atrasado poderão passar por vistoria do Detran a partir de terça-feira.


LimasNews

Olá, caro cliente.

Este é o seu informativo de 22 de Outubro de 2017.

Confira o que há de mais interessante e importante sobre seguros e assuntos diversos.

 

Veículos com IPVA atrasado poderão passar por vistoria do Detran a partir de terça-feira

Vistoria de motoristas inadimplentes estava vetada pelo governador Pezão - Guilherme Pinto / Agência O Globo

RIO - Após a polêmica envolvendo a liberação de vistoria de veículos com o IPVA atrasado no estado do Rio, que inclusive levou o governador Pezão a vetar e depois recuar da decisão sobre a lei aprovada na Alerj, o Detran confirmou que mesmo os motoristas inadimplentes poderão fazer o procedimento a partir da próxima terça-feira. Na semana passada, o plenário da Alerj havia aprovou a Lei estadual 7.718/2017, que garantiu o adengamento da vistoria mesmo para veículos irregulares com o pagamento do imposto.

Em nota, o Detran informou que o agendamento da vistoria deverá ser feito no site do órgão, e disse que já desenvolveu uma adaptação específica em seu sistema para cumprir a Lei 7.718/2017.

“Não medimos esforços para cumprir a nova lei. Criamos um grupo de trabalho que desenvolveu uma solução própria para cumprir a nova legislação. O Detran criou um sistema próprio para resolver a questão e estamos colocando em prática”, destaca em nota presidente do Detran-RJ, Vinícius Farah.

RIO - Após a polêmica envolvendo a liberação de vistoria de veículos com o IPVA atrasado no estado do Rio, que inclusive levou o governador Pezão a vetar e depois recuar da decisão sobre a lei aprovada na Alerj, o Detran confirmou que mesmo os motoristas inadimplentes poderão fazer o procedimento a partir da próxima terça-feira. Na semana passada, o plenário da Alerj havia aprovou a Lei estadual 7.718/2017, que garantiu o adengamento da vistoria mesmo para veículos irregulares com o pagamento do imposto.

Já em relação à taxa de licenciamento anual com vistoria, o cidadão deverá pagar os Dudas correspondentes a cada ano de exercício, de código 051-5, no valor de R$ 189,45, que corresponde às taxas de CRLV e vistoria. Para quem optar apenas pelo licenciamento anual, sem vistoria, a taxa correspondente somente ao CRLV é de R$ 54,13.

O texto da Lei determina que o Estado não pode mais utilizar a dívida do IPVA para impedir os motoristas para "vistoriar, inspecionar quanto às condições de segurança veicular, registrar, emplacar, selar a placa e licenciar veículo para a obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento Anual". Apesar do recuo de Pezão, o assessoria de imprensa do governador Pezão informou que o Estado que irá 'aguardar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito da constitucionalidade da lei".

Na terça-feira, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado Jorge Picciani (PMDB), afirmou que o Detran-RJ estava cometendo abuso ao determinar o não cumprimento da lei, sancionada no início do mês, após os deputados derrubarem um veto do governador.

GREVE DE TERCEIRIZADOS E MUTIRÕES DE ATENDIMENTO

Devido à paralisação de cerca de 3 mil funcionários terceirizados da empresa Prol, que presta serviços ao Detran, o órgão informou que onze das 50 unidades do estado tiveram seu funcionamento afetado nesta sexta-feira: Francisco Bicalho (São Cristóvão), Volta Redonda, Barra do Piraí, Resende, Angra dos Reis, Valença, Barra Mansa, Miguel Pereira, Paraiba do Sul, Petrópolis e Teresópolis.

Em nota, o Detran também comunicou que a Prol é a única empresa prestadora de serviços que não está com os pagamentos regularizados. O órgão diz que as paralisações iniciadas na última sexta-feira são pontuais e não afetam todos os postos do estado, e que as regiões do Sul Fluminense e do Médio Paraíba foram as mais impactadas. No comunicado, o Detran alega que uma ma penalidade administrativa impede que pagamentos para a empresa Prol sejam realizados no momento, embora não esclareça em que consite esta punição.

"Os usuários que estavam agendados e não puderam realizar o seu atendimento por causa da paralisação poderão retornar após a normalização do serviço, em até cinco dias úteis, e realizar a atendimento sem a necessidade de agendamento", diz o texto.

Para reduzir o impacto da greve dos terceirizados, o Detran organizou uma série de mutirões de atendimento. Os dois primeiros, realizados na quarta-feira, em São Cristóvão, e na quinta-feira, em Resende, realizaram, somados, cerca de 1800 atendimentos, 800 na unidade localizada no bairro da Zona Norte do Rio, e outros mil na cidade do Sul Fluminense.

Na próxima segunda-feira, dia 23, haverá mais um mutirão na unidade da Detran em São Cristóvão. Os demais serão realizados neste sábado, em Barra Mansa (Avenida Prefeito Chiesse FIlho, 312); na próxima quarta-feira, em Três Rios (Avenida do Contorno, 94) e na quinta-feira, em Volta Redonda (Avenida Alexandre Palastri Filho, 791).

Fonte: Jornal O GLOBO

 

Aviso Legal: Esta mensagem eletrônica pode conter informações privilegiadas e/ou confidenciais da LIMAS Corretora de Seguros Ltda CNPJ:14.219.768/0001-65. Corretor Responsável: JORGE RODRIGO LIMA MIRANDA SUSEP: 10.676101. Se você não é o destinatário correto, qualquer cópia, distribuição, uso ou qualquer outra ação baseada no conteúdo desta informação são estritamente proibidas. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, informe ao remetente deste fato e apague-a de seu computador.

É necessário imprimir este texto? Lembre-se da nossa responsabilidade ambiental.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page