top of page

10 dicas para manter a saúde vocal


24 de Setembro de 2020.


Olá, caro cliente, parceiro(a) e amigo (a).


Confira aqui no LimasNews dicas, promoções, sorteios, dúvidas e esclarecimentos sobre seguros, consórcios e previdência. E não se esqueça de se inscrever em nosso canal do youtube o LimasNewsTv 😉.

 


1. Água e maça


Tomar 2 litros de água diariamente para evitar a desidratação e comer maçã para “limpar” o trato vocal. Hidratar-se é essencial para que as pregas vocais vibrem com menos esforço e a voz seja produzida em melhores condições. Quando estamos desidratados temos mais dificuldades para manter o controle da voz e geralmente fazemos maior esforço e produzimos um som pior.


2.Você é o que você come


Melhore suas condições físicas, respeite seus horários de alimentação e descanso e veja se há possibilidades de introduzir melhorias em seu ambiente físico de trabalho.


3.Não grite


Não gritar ou cochichar, manter a intensidade normal da voz e articular bem. O estresse consome as energias e pode exaurir a voz. Uma voz tensa pode ser menos resistente quando se tem que falar por muito tempo. Desenvolva uma escuta diferenciada, prestando atenção em sua voz e na voz dos outros


4.Evite receitas caseiras


Não há receitas milagrosas, embora o mel possa ajudar como lubrificante e o própolis como anti-inflamatório. A relação com a voz é indireta, pois somente o ar passa pela laringe. Balas e pastilhas podem oferecer um alívio muscular, pois exercitam os músculos da boca e podem aliviar a sensação de esforço, mas são apenas paliativos. Quando são muito fortes ou contém substâncias ditas refrescantes, podem prejudicar o controle da voz.


5.Evite álcool e o cigarro


Evitar bebidas alcoólicas. Não fumar ou usar drogas ilícitas


6.Não cante ou fale em público sem as técnicas corretas


Aquecer a voz antes de usá-la por muito tempo profissionalmente. Desenvolva uma escuta diferenciada, prestando atenção em sua voz e na voz dos outros


7.Mantenha uma postura correta


Podemos dizer que todo o corpo contribui na produção da voz. Se o corpo está tenso, há grande chance da voz também ficar mais tensa. Por outro lado, movimentos e gestos mais soltos ou livres favorecem uma boa voz.


8.Não pigarreie


Ao invés de tossir (tosse seca) e pigarrear, produza saliva e engula como se fosse engolir algum alimento. Tossir e pigarrear constantemente machuca as pregas vocais, porque ao pigarrear você causa um forte atrito entre as pregas vocais, o que pode favorecer o aparecimento de lesões nos tecidos da laringe. Se sentir que está com muita secreção (catarro ou muco), procure engoli-la ou pigarreie suavemente. Manter o corpo hidratado ajuda a diluir as secreções viscosas.


9.Aqueça a voz, sempre, pelo menos durante cinco minutos


Cinco minutos de aquecimento vocal enquanto você se dirige para a sua escola, pode fazer uma grande diferença!


10.A voz é o resultado de uma somatória de aspectos


Tensões psicológicas ou físicas são facilmente transferidas aos músculos responsáveis pela produção da voz, o que é muitas vezes percebido pelo ouvinte. Se a situação de trabalho for muito tensa, você pode aprender a controlar o impacto do estresse e da tensão na voz, o que exige treinamento. Uma voz tensa geralmente soa mais aguda (fina), podendo ser considerada desagradável e dar a impressão de que se trata de uma pessoa nervosa ou ríspida.


Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page